22.1.08

Forget about tonight. Forget it. (Jimmy Conway (Robert de Niro) em Goodfellas, realizado por Martin Scorcese)

Na cena em questão, um jogo de póquer among goodfellas, Jimmy Conway diz a Henry Hill (Ray Liotta), em surdina, para esquecer o plano que tinham orquestrado para essa noite, o assassínio de Morrie Kessler (Chuck Low). Faz pensar o monólogo que se segue, no qual Henry reflecte acerca da vida de Morrie, dizendo que este nem fazia ideia de que a sua morte esteve por um fio, por uma palavra, e aquele, ali, alegre e inocentemente, jogando às cartas.
A analogia é simples. Deveríamo-nos preocupar mais com aquilo que desconhecemos que com o que está no nosso conhecimento, tomado como certo e, qual extrapolação idiota, no nosso controlo. É assustador tentar compreender o incompreensível. Aquilo que não depende da nossa vontade.
p.s. um pequeno aparte. Morrie acabou mesmo por ser assassinado nessa noite.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aqui está um belo de exemplo de como, às vezes, mais vale ficar-se na ignorância! Discordo totalmente da analogia, não foi muito melhor o Morrie não ter pensado ou não ter tentado "compreender o incompreensível."?Assim viveu as últimas horas feliz e despreocupado.Porque é mesmo assustador tentar perceber o que não depende da nossa vontade.